Trehalose: Para que serve? O que é? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Trehalose

Nos últimos anos, este ingrediente mágico tem ganhado cada vez mais destaque na indústria de beleza e skincare, e não é à toa. 

Mas o que exatamente é a Trehalose? De onde vem? Como incorporar na rotina de cuidados com a pele? 

Nós buscamos todas as informações e te contamos nesse post. Continue aqui com a gente e descubra tudo sobre essa molécula. 

Trehalose: o que é?

A Trealose é um dissacarídeo natural presente em uma ampla variedade de plantas e microorganismos. Ela é formada por duas moléculas de glicose conectadas por uma ligação glicosídica (a,a-1,1). 

Além disso, possui maiores propriedades de retenção de água do que outros dissacarídeos, o que ajuda a manter a umidade do estrato córneo (parte mais superficial da pele) de forma mais eficiente. 

Para que serve a Trehalose no skincare?

A principal função da Trehalose no skincare é a sua capacidade de reter a umidade da pele. Isso significa que ela pode ajudar a manter a pele hidratada por mais tempo. 

Além disso, esta matéria-prima é conhecida por proteger a pele contra danos causados por radicais livres, ajudando a prevenir sinais da idade e linhas de expressão. 

A Trealose fortalece a função de barreira da pele, promovendo a formação de estrutura lamelar de lipídios intercelulares. Estes efeitos foram confirmados mesmo em ambiente seco, por isso, ela contribui para a preservação da pele saudável, protegendo-a do ressecamento.

Principais benefícios na pele
  • Promove a hidratação;
  • Retém umidade natural da pele (perda transepidermal de água);
  • Fortalece a barreira cutânea.

Origem da Trehalose

A Trealose pode ser encontrada na planta rosa-de-jericó (Selaginella lepidophylla), também conhecida como rosa-da-ressurreição, e popularmente também chamada de flor zumbi. É originária dos desertos da Arábia, Palestina, Egito e regiões do Mar Vermelho.  

A peculiaridade desta planta está no fato de que ela passa anos "dormente", sem a necessidade de contato com água, e volta ao seu estado normal, após este período. Isso acontece graças à Trealose encontrada em seus tecidos, que a protege, substituindo a função da água quando ela está desidratada. Esse processo permite que ela retorne à vida quando entra novamente em contato com a água.

Na foto abaixo, é possível ver a planta Selaginella lepidophylla nos dois estados, desidratada e hidratada após 8h em contato com água. 

PRODUTOS SIMPLE ORGANIC COM TREHALOSE

Acelerador de Hidratação

Fonte: New insights on trehalose: a multifunctional molecule

E você, já conhecia a Trehalose, seus benefícios e origem? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário