Guia Completo de Rotinas Skincare para Peles Secas | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Como montar uma rotina de skincare para peles secas e ressecadas?

Encontrar uma produtos de skincare para seu tipo de pele pode ser um desafio, por isso, listamos aqui uma rotina completa para cuidar da pele seca - também conhecida como Xerose em um linguajar médico. 

Se você costuma sentir coceira, descamação, ressecamento extremo e rachaduras na pele, pode ser que você tenha pele seca. Vem saber mais sobre esse tipo de pele e entenda como cuidar. 

Qual é a diferença entre pele ressecada e pele desidratada?

Muitas pessoas podem confundir as duas, mas a pele desidratada é uma condição temporária, já a seca é um tipo de pele. O que isso significa? Que você pode ter um tipo de pele como, seca, oleosa, mista e normal e, ainda assim, ficar com ela desidratada. 

O estado desidratado precisa de água, já o padrão seco precisa de nutrientes e óleos

No entanto, peles secas têm maior propensão para sofrer desidratação, já que o extrato córneo (camada mais superficial) tem tendência a maior perda de água. 

O que causa o ressecamento da pele?

O ressecamento da pele pode ser causado por fatores hormonais, genéticos e, até mesmo, por fatores ambientais, como frio, sol, banho muito quente, entre outros. Ele acontece por consequência de uma modificação na barreira cutânea, que leva a uma diminuição na produção de lipídios e a torna mais irregular.

O que é a Xerose? É a mesma coisa que pele seca?

Como falamos no início, xerose é a mesma coisa que pele seca: é como um sinônimo técnico, usado por médicos, para denominar esta especificidade.

A palavra vem do grego xero, que é seco, e osis, que é doença. E existem alguns subtipos de xerose, como a xerose senil, causada pelo envelhecimento, ou xerose por doenças, como a diabetes. 

CARACTERÍSTICAS DA PELE SECA

  • Vermelhidão;

  • Descamação;

  • Poros pouco visíveis;

  • Ressecamento;

  • Coceira ou sensação de repuxamento;

  • Pequenas linhas e fissuras.

+ QUAL O MEU TIPO DE PELE? ENTENDA AS DIFERENÇAS

O que fazer para melhorar a pele seca? Como hidratar?

Abaixo montamos um guia com uma rotina completa para cuidados com a pele seca, confira:

1 - LIMPEZA DA PELE

Por apresentar certa sensibilidade, a pele seca deve ser limpa de forma suave e com produtos hidratantes. A Espuma Facial Timeless Skin foi desenvolvida para os cuidados com as peles maduras, ressecadas e para quem busca prevenir as linhas de expressão, afinal, possui potente atividade antioxidante, ‬anti-irritante e purificante.

Ela possui ativos naturais, como a flor perpétua-das-areia, flor-edelweiss, xilitol, óleos essenciais de gerânio-egito e ylang-ylang, extrato de aveia e aloe vera.

Como usar? Use diariamente, 2x ao dia (manhã e noite). Aplique uma pequena quantidade sobre a pele úmida, com movimentos circulares em todo rosto, e depois enxágue. 

2 - TRATAMENTO

Após a limpeza, é hora de tratar a pele. Já conhece a Solução Poliglutâmico? Desenvolvida para cuidar de peles sensíveis e secas, ela ajuda a diminuir a irritação em regiões rosadas e avermelhadas, a acalmar a pele e a reduzir a reatividade causada por estímulos internos ou agressões externas. 

Além disso, tem eficácia comprovada para o aumento da hidratação da pele em até 200% em apenas 28 dias de uso. 

Como usar? Aplique algumas gotas (aproximadamente 3) no rosto limpo e massageie com as mãos até sua completa absorção.

3 - HIDRATAÇÃO PARA A ÁREA DOS OLHOS

O Balm de Olhos é um hidratante em stick, criado especialmente para hidratar profundamente e melhorar a textura da pele na área dos olhos, além de reduzir linhas finas, olheiras e sinais de expressão.

Poderoso e eficaz, apresenta resultados visíveis já nos 7 primeiros dias de uso. Por ser um produto multifuncional, também pode ser aplicado nos lábios e cantinhos do nariz. 

Como usar? Aplique diretamente na área ao redor dos olhos e deixe a pele absorver o produto. Caso necessário, massageie a região para ajudar na absorção. O mesmo vale para o cantinho do nariz.

4 - HIDRATAÇÃO FACIAL

O Blending Facial, premiado como melhor hidratante internacionalmente, é a opção perfeita para pele seca e ressecada. 

Desenvolvido com um blend de manteigas e óleos orgânicos, como o óleo de Coco, Buriti, Jojoba, Castanha-do-Brasil e Pracaxi, além de manteiga de Cupuaçu, Cacau e Murumuru, resulta em uma pele extremamente hidratada, macia e firme. 

Como usar? Após aplicar as soluções, passe diretamente no rosto e massageie suavemente até a completa absorção do produto. Pode ser usado pela manhã ou à noite. 

5 - HIDRATAÇÃO CORPORAL

O Hidratante Zero, sem perfume e sem cor, é um poderoso creme corporal, que traz todos os benefícios da manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, óleo de coco, castanha-do-Brasil e castanha-de-maracujá. 

Promove hidratação profunda, reforça a barreira cutânea e epidérmica da pele, além de suavizar linhas finas e regenerar a pele, deixando-a com uma textura mais aveludada.

Como usar?  Aplique uma pequena quantidade sobre o corpo de forma suave e massageie. Pode ser usado no corpo todo e por diversos tipos de pele. 

CONCLUSÃO

Como vimos aqui, pele seca e ressecada não são a mesma coisa. Porém a seca, um tipo de pele, também conhecida por Xerose, precisa de cuidados especiais.

Te contamos tudo sobre a pele seca, quais suas principais características, como cuidar e revelamos dicas para uma rotina de skincare focada especialmente na hidratação. 

FAÇA NOSSO QUIZ INTERATIVO E DESCUBRA OS PRODUTOS PERFEITOS PARA VOCÊ

Lembrando que para saber realmente seu tipo de pele, recomendamos que você consulte um profissional, como um médico dermatologista. 

QUAL SEU PRODUTO PREFERIDO PARA CUIDAR DE PELES SECAS? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS!

Deixe um comentário