Dia Internacional das Florestas: Ações da Simple para um Futuro NetZero | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Dia Internacional das Florestas: como a Simple compensa emissão de CO2?

O mês de março traz diversas datas importantes para o meio ambiente. Falamos recentemente sobre o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e, agora, chegou a vez de conversarmos sobre o Dia Internacional das Florestas.

Celebrada hoje, a ocasião, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, tem como objetivo a conscientização sobre as causas florestais para a manutenção da vida no planeta.

Sim, são as florestas que absorvem e purificam a água, produzem oxigênio, capturam gás carbônico da atmosfera, armazenando o CO2 em suas plantas e no solo. Também são elas que ajudam na manutenção da biodiversidade, regulam o clima local e contribuem para o ciclo das águas.

Ufa, são tantas as contribuições das florestas que fica fácil entender a importância da sua preservação e da diminuição do desmatamento. Sem elas, temos um impacto direto no aumento da temperatura, o que pode implicar em incêndios florestais. É uma cadeia em que um afeta o outro.

Assim, neste dia, que tal refletir sobre a sua relação com a natureza? O que eu tenho feito para protegê-la? Afinal, não são somente as empresas responsáveis pela emissão de carbono na atmosfera. Se você usa carro para se deslocar, gera resíduos e utiliza energia elétrica, então, você também tem sua parcela de responsabilidade neste cenário.

Compensação de carbono, neutralização de carbono e Netzero

Mesmo parecendo ser a mesma coisa, essas expressões, que são usadas para falar sobre a descarbonização, não são sinônimas. Em poucas palavras, é um acerto de contas com o meio ambiente. Entenda as diferenças:

Compensação de carbono: o que é?

 Nada mais é que uma atividade compensatória para equilibrar a sua pegada de carbono, ou seja, para adequar o volume de emissões de gases do efeito estufa (GEE), especialmente de CO2, produzido. Essa compensação acontece por meio da compra de créditos de carbono, que financia projetos focados na redução de emissões em países em desenvolvimento. 

Neutralização de carbono: o que é?

Outro termo bastante usado, a neutralização de carbono é possível quando nenhuma quantidade de dióxido de carbono é liberada à atmosfera. Para que isso aconteça, há 3 cenários: a eliminação de emissões, a compensação delas ou uma combinação de ambas. Como? Uma forma é investir em projetos de agroreflorestamento e recuperação ambiental, que ajudam a remover o CO2.

Net Zero: o que é?

Também conhecido por Net Zero Carbon Emission, é uma meta que prevê zerar as emissões do gás. Embora seja um graaaaande desafio, é imprescindível dar uma mãozinha. Quer um exemplo? Na agricultura, há sistemas que "sequestram" o carbono do solo e diminuem as emissões.

A SIMPLE E O SEU COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Você deve estar se perguntando: o que a Simple faz para minimizar a emissão de carbono da sua operação, né? Então, já te conto que são várias frentes de atuação da marca, que listamos logo abaixo. Vem conferir! 

NEUTRALIZAÇÃO NA CADEIA LOGÍSTICA

Compensamos as emissões de carbono proveniente da nossa cadeia logística. Essa operação envolve o cálculo do que foi gerado, considerando a distância percorrida e o volume (peso) de carga até nosso Centro de Distribuição. Além disso, nossa rede de lojas físicas têm as emissões neutralizadas anualmente. Bom, né?

PROGRAMA FRETE CO2 NEUTRO

Por meio dele, recompensamos toda a emissão de carbono gerada por nossas entregas até sua casa. Funciona assim: o cliente acrescenta a opção frete neutro por R$ 1,60 no final da sua compra no site. Que tal se engajar nessa causa?

AGROFORESTRY CARBON

Firmamos uma parceira com o Agroforestry Carbon, startup que desenvolve projetos de agrofloresta para correção voluntária de carbono. Uma das primeiras iniciativas adotadas foi o plantio da Simple no Sitio Florbela, em Florianópolis. O objetivo não foi apenas de proteger o meio ambiente, mas regenerá-lo pensando no longo prazo.  

PATROCÍNIO CARBONO NEUTRO

Investimos em ações de neutralização de eventos socioculturais abertos ao público. Entre os já realizados estão o Tim Music Rio, além de eventos de brasileiros na New York Fashion Week e London Fashion Week.

+ AÇÕES SUSTENTÁVEIS: COMO A SIMPLE ORGANIC ESTÁ MUDANDO O MUNDO
+ NEUTRALIZAÇÃO DE CO2: O QUE É E COMO FAZER

E nós, o que podemos fazer?

Para não deixarmos rastros no planeta, pequenas atitudes no dia a dia ajudam a diminuir a nossa pegada de carbono, como reciclar corretamente, trocar as sacolinhas plásticas por versões reutilizáveis, consumir com consciência, optar por alimentos orgânicos, reduzir o consumo de carne, preferir cosméticos e produtos de limpeza que sejam limpos e sustentáveis, repensar os meios de transporte, entre outras. 

Para calcular quanto suas ações têm deixado de pegada de carbono, acesse a calculadora da ONU em https://offset.climateneutralnow.org/footprintcalc

Vamos começar agora a reduzir a nossa pegada e melhorar a nossa relação com o meio ambiente? Compartilhe com a agente as suas dicas para emitir menos carbono na atmosfera :-)

Deixe um comentário